Os 5 crimes mais intrigantes nunca resolvidos

Quando um crime nunca é resolvido, pode se tornar tanto enlouquecedor quanto tentador. As vítimas nunca obtêm justiça, seus entes queridos nunca obtêm fechamento, e os policiais podem se transformar em obsessivos assombrados, no estilo True Detective. Aqui estão cinco casos fascinantes que permanecem sem solução até hoje.

Esta lista de crimes não resolvidos exclui deliberadamente os casos mais divulgados, como o Jack, o Estripador ou Madeleine McCann. Em vez disso, tentamos ir mais fundo, destacando os crimes que podem ter ganhado menos manchetes do que aqueles quebra-cabeças de alto nível, mas continuam igualmente fascinantes.



 Desaparecimento de crianças de Beaumont

Era 1966, um lindo dia da Austrália nos subúrbios de Adelaide, quando Jane Beaumont, de nove anos, e seus irmãos, Arnna, de sete anos, e Grant, de quatro, desapareceram aparentemente no ar. As crianças pegaram um ônibus para o que deveria ter sido uma viagem de cinco minutos para Glenelg Beach, um local popular que eles costumavam visitar. Horas depois, eles não voltaram para casa, pondo em movimento um dos mistérios mais sensacionais da Austrália - e ainda hoje, um de seus casos de frio mais proeminentes.

Testemunhas afirmaram ter visto os irmãos na praia brincando com um homem alto, magro e loiro. Jane Beaumont foi flagrada comprando lanches (incluindo uma torta de carne, que as crianças nunca haviam comprado antes) com dinheiro que ela não tinha quando saiu de casa naquele dia. Um carteiro que conhecia a família viu as crianças caminhando na direção de sua casa algumas horas depois, mas elas nunca conseguiram chegar. Para onde foram as crianças? Quem era o homem alto? Embora o caso tenha continuado a gerar pistas e teorias loucas (cultos religiosos, um louco que pode ter transformado as crianças em uma espécie de centopéia humana por meio de "cirurgia experimental"), ele permanece sem solução. É necessário dizer que os pais na Austrália se tornaram muito mais protetores e paranóicos após esse caso.



 Desaparecimento de Michael Rockefeller

O excelente livro de Carl Hoffman de 2014, Savage Harvest, oferece uma resposta convincente para a pergunta que assombra o legado de Rockefeller desde 1961: O que aconteceu com o jovem Michael Rockefeller, que desapareceu enquanto colecionava arte indígena entre a tribo Asmat do que era então a Nova Guiné Holandesa? Embora seu pai, governador do estado de Nova York e futuro vice-presidente Nelson Rockefeller, tivesse meios e influência para lançar uma busca formidável, nenhum traço do recém-formado de Harvard, de 23 anos, foi encontrado.

A pesquisa bem pesquisada de Hoffman sugere que Michael, há muito tempo conhecido por ter encontrado seu desaparecimento nas mãos de moradores locais (entalhadores talentosos que também foram documentados como canibais e caçadores de cabeças), pode, sem saber, ter perturbado uma paz delicada entre aldeias em guerra na região, e foi alvejado simplesmente por estar no lugar errado na hora errada. (Se isso fosse verdade, tornaria o desaparecimento de Michael mais mal-entendido cultural trágico do que "crime".) Para os seguidores do caso, essa teoria é a mais satisfatória que provavelmente já encontraremos.



 Assassinato de Ken Rex McEllroy

Outra leitura obrigatória para os aficionados por casos não resolvidos: o conto de crime de Harry N. MacLean, vencedor de Edgar, em Broad Daylight: A Murder in Skidmore. Tece o conto incrível de uma cidade do Missouri que se ergue para derrubar o homem que era considerado o valentão local, um homem violento que cometeu crime após crime (incluindo abuso sexual de crianças), mas sempre escapando de um tempo de prisão grave. O assassinato de Ken Rex McElroy ocorreu (como o título do livro MacLean sugere) no meio do dia, no meio da cidade. Como os vigilantes do Oeste Selvagem, MacLean sugere que os envolvidos mantiveram um código de sigilo mantido por mais de 30 anos.



Assassino de Cleveland

O apelido alarmante para esse assassino nunca capturado é "o Carniceiro Louco de Kingsbury Run", que decapitou terrivelmente e desmembrou pelo menos 12 pessoas na década de 1930. Isso seria suficiente para elevar o caso para os "crimes não resolvidos mais intrigantes", mas o fato de que o futuro "Intocável" Eliot Ness estava trabalhando na polícia de Cleveland na época adiciona um pouco de emoção extra a história do crime.



Assassinatos de Keddie

Este brutal assassinato em massa ocorreu em uma comunidade bucólica nas montanhas de Sierra Nevada, no norte da Califórnia. Seus detalhes são tão assustadores que há um site altamente completo dedicado a todos os aspectos do caso; convém explorá-lo depois de ouvir os detalhes básicos. As vítimas (mãe de 36 anos, filho de 15 e amigo de 17) foram agredidos com um martelo. Na sala ao lado, ilesa: dois filhos mais novos e seu amigo. Na cabine ao lado, ilesa: a filha mais velha da mulher. Desaparecida: uma filha de 12 anos cujo crânio foi recuperado em 1984, três anos após o crime brutal.