Cientistas na Inglaterra treinaram uma minúscula aranha para pular no comando, mas eles não fizeram isso apenas para se gabar.
Os pesquisadores da Universidade de Manchester treinaram a aranha pequena e adorável que chamaram de Kim, porque queriam um melhor entendimento de como elas saltam, para que possam criar robôs parecidos com aranhas, que um dia possam ser usados ​​para matar insetos que comem plantações.



"Existem muitas aranhas diferentes, e elas estão fazendo um bom trabalho na natureza", disse Mostafa Nabawy, um roboticista da universidade e principal autor de um estudo sobre a pesquisa publicado em 8 de maio na revista Scientific Reports. "Se tivermos exércitos de robôs inspirados em aranhas, em vez de usar pesticidas nocivos, podemos usá-los para caçar as pragas."

Esse sonho pode ser o pesadelo de um aracnofóbico. Os cientistas registraram 15 saltos e depois estudaram os vídeos e tomografias computadorizadas 3D para analisar a trajetória de cada salto e as forças que Kim aplicou no esforço.
Foi um trabalho desafiador, mas simplesmente fazer Kim pular no comando era um feito e tanto.


Usando essas informações, os pesquisadores criaram um protótipo simples de um robô saltador capaz de imitar o movimento de salto de Kim. Em seguida, eles querem entender melhor como as pernas de uma aranha fornecem tanta energia tão rapidamente.

"Compreender a natureza biomecânica é o primeiro passo para criar robôs aranhas", disse Nabawy. "Construir a tecnologia é o segundo".



Fonte: nbcnews