3- Chernobyl, Ukraine


Chernobyl é uma cidade da Ucrânia, e o local do pior desastre nuclear da história. Isto é devido a um colapso nuclear, em 1986, resultando na liberação de uma quantidade enorme de radiação. Ele liberou 100 vezes mais radiação do que a bomba atômica sobre Hiroshima. Chernobyl ainda é inabitável. Residentes com menos de 14 anos foram os mais afetados. O incidente causou mais de 4.000 casos de câncer de tireóide, e a área ficará contaminada por dezenas de milhares de anos. O incidente de Chernobyl é um dos dois únicos a serem classificados, como um evento de nível 7 na escala nuclear internacional.

2- Norilsk, Russia


Norilsk é uma das maiores cidades industriais, lar de 134 mil moradores, é uma das cidades mais poluídas do mundo. As operações de mineração e fundição começaram na década de 1930 e a cidade agora abriga o maior complexo de fundição de metais pesados do mundo. O complexo libera milhões de toneladas de poluição no ar a cada ano. Nesta cidade a neve é negra, o ar tem gosto de enxofre e a maioria das pessoas morrem em média dez anos mais cedo. A cidade também sofreu nove explosões nucleares subterrâneas, o que levou a um aumento maciço de doenças e outros problemas de saúde para seus habitantes. 1% das emissões mundiais de enxofre vêm desse único lugar. A fundição de metal na cidade também contribui para a chuva ácida e a poluição.

1- Linfen, China


A cidade mais poluída da China é o lar de 3 milhões de pessoas que estão expostas ao “carbono negro”, monóxido de carbono, arsênico e chumbo. Essas toxinas são frutos das indústrias carvoeiras instaladas na região. Os mais afetados são as crianças, que desenvolvem bronquite, pneumonia, envenenamento por chumbo e até câncer de pulmão. Um caso semelhante acontece na cidade de Norilsk, na Rússia, onde a extração e o processamento de metais pesados afetam 134 mil pessoas. Aproximadamente 16% das crianças morrem durante o nascimento.